“Significa manter uma percepção momento a momento de nossos pensamentos, emoções, sensações corporais e ambiente circundante com abertura e curiosidade.”
Mindfulness ou Atenção Plena tem o objetivo de ajudar a nos conectar com o mundo exterior, mantendo nosso interior mais relaxado, receptivo e confiante.
As práticas de mindfulness aumentam a capacidade de focar a atenção em determinados estímulos – o que ajuda muito, principalmente, se considerarmos que os ambientes costumam ser muito estimulantes.
Pode ser entendido como a qualidade de uma mente presente.
Seus objetivos estão relacionados à promoção do aprendizado quanto à:
É relevante a sociedade encontrar formas de frear e reverter as tendências apresentadas, trabalhando desde cedo no espaço escolar, temáticas voltadas ao desenvolvimento pessoal.
Pesquisas também mostram que o aprendizado da atenção plena melhora habilidades cognitivas, socioemocionais e questões de bem-estar, criando um ambiente em que desfrutam de aprendizado com mais qualidade e melhores relacionamentos.
Programas de redução de estresse como parte da atividade escolar estão associados à melhora no desempenho, autoestima, humor, concentração e problemas de mau comportamento.
Estudos quantitativos apontam benefícios da meditação como aumento da capacidade de foco e atenção, calma e equilíbrio emocional. Uma pesquisa na Califórnia com mais de 700 estudantes demonstrou que professores notam mudanças em seus alunos:
Alguns minutos de prática de atenção plena algumas vezes na semana resultam em estudantes que são mais bem sucedidos, além de criar um ambiente de aprendizado mais pacífico.
Não é simples fazer uma criança parar, respirar e perceber o momento presente e isso se intensifica no contexto em que as crianças já nascem acostumadas ao ritmo acelerado e aos estímulos tecnológicos.
Por isso, para que elas consigam dar uma pausa e focarem sua atenção é necessário ajudá-las e guiá-las de forma divertida e lúdica.
Ao longo das sessões serão estabelecidas práticas lúdicas para:
O Programa conta com monitoramento dos resultados com uso de testes e indicadores utilizados não só na avaliação qualitativa da prática, mas junto aos resultados percebidos pelos pais e escola.
Relatórios individuais quanto às:
Todos os direitos reservados