COMO AJUDAR A CRIANÇA A SUPERAR O MEDO

Encontrar uma maneira para resolver ou amenizar o medo de uma criança não é uma tarefa tão fácil, mesmo porque, uma criança pode interpretar uma situação de um jeito e outra criança de outro jeito. Tente explicar para você mesmo, o que é medo. Difícil, não é mesmo? Para alguns, é uma forte sensação de ansiedade. Para outros, é uma mistura inexplicável de sentimentos.

O medo, de um modo geral, deve ser entendido como uma reação natural do organismo, que reage às situações que podem ameaçar a nossa integridade. O convívio com esse sentimento desde o nascimento é uma questão de sobrevivência, pois, o medo é um estado de alerta. Entretanto, alguns medos se não controlados podem atrapalhar de forma significativa o desenvolvimento dos pequeninos. Para eles uma coisa simples pode parecer gigante e os motivos para isso são variados e estão associados às suas experiências.

Numa situação de medo, há algumas ações que podemos fazer para ajudar

Quando a criança demonstra medo, devemos conversar com ela para entender como isso surgiu. Ou seja, nunca julgue como besteira ou como se não houvesse porquê. Diga para ela que entende o que está sentido, que você também sente medo às vezes, mas que é preciso ter coragem e enfrentá-lo.

A criança precisa sentir que tem apoio de um adulto para protegê-la quando o medo aparecer, mas que também será ensinada a lidar com esse sentimento sozinha.

Crie estratégias de enfrentamento progressivo junto com a criança. Se o medo for do escuro, é melhor que os pais fiquem no quarto da criança até ela pegar no sono do que levá-la para o quarto do casal. Em seguida, vocês podem combinar de dormirem com as portas dos quartos abertas e com uma luminária ligada.

Busque por histórias que representem as situações de medo apresentadas pela criança. Pesquise os livros que tratem dos mesmos medos e receios da criança e mostre para ela como o personagem daquele livro superou e venceu o medo.

Use a meditação e a visualização criativa da criança para fazê-la imaginar vencendo o medo. Envolva a criança na história, dê a ela “superpoderes”, para que vença o medo e adquira autoconfiança. A nossa mente não diferencia uma experiência real de uma experiência imaginária. Então, se você conseguir fazer a criança imaginar detalhadamente uma situação e sentir as emoções associadas, você terá grandes chances de materializar aquele cenário na mente da criança.

O mais importante é ensinar a elas que a melhor forma de vencer o medo é enfrentá-lo! E que cada vez que enfrentamos os medos, sem fugir, mesmo que um pouquinho de cada vez, eles ficam mais fracos, até desaparecer.

Siga o passo a passo para aplicar a técnica de visualização criativa/meditação com a criança.

  1. Procure um lugar calmo, sem distrações.
  • Defina antes o que você vai visualizar/meditar, ou seja, qual é o seu objetivo com o exercício.
  • Coloque uma música instrumental bem calma para criar um clima e comece a respirar profundamente com a criança. Isso vai ajudar a acalmá-la e a se concentrar na história.
  • Peça a criança que feche os olhos e continue respirando calmamente.
  • Imagine detalhadamente o cenário desejado acontecendo. Procure estimular os 5 sentidos da criança (visão, audição, tato, olfato e paladar). Faça ela sentir seu corpo, as emoções positivas associadas à sua realização (alegria, satisfação, coragem, felicidade etc.).

O processo acima não precisa durar mais do que 4 ou 5 minutos com os pequeninos. Afinal, sabemos que eles não conseguem se concentrar por muito tempo.

Faça o teste com seus filhos e depois me conte aqui.

Um forte e carinhoso abraço!

Eliandro Maurat

P.S.: Sugestão de filme para discutir o medo com as crianças:

O bom dinossauro” – É um dos melhores filmes infantis que eu já vi. Ilustra muito bem como o personagem principal é exposto aos seus maiores medos e vai ganhando força ao enfrentá-los.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *